Resolução do Exame de Geometria Descritiva A 2024

Exame de Geometria Descritiva A 2024

O Exame de Geometria Descritiva A é uma das provas de ingresso no ensino universitário em Portugal. Por isso, muitos alunos preocupam-se em estar bem preparados e obter nele a melhor nota possível. Neste artigo vais descobrir o que precisas de saber antes do exame e ver 4 sugestões práticas que podem facilitar o teu estudo até à prova. Responderemos às seguintes perguntas:

O que sai no exame de Geometria Descritiva A de 2024?

A matéria que pode ser incluída na prova

A prova do Exame Nacional de Geometria Descritiva A, em Portugal, tem como referência toda a matéria alistada no documento em vigor das Aprendizagens Essenciais de Geometria Descritiva A dos 10.º e 11.º Anos. Assim, qualquer matéria dessa mesma lista pode ser incluída no exame deste ano.

No entanto, importa levar em conta que, segundo a Informação-Prova 2024 para o Exame Nacional de Geometria Descritiva A (prova 708) publicada pelo IAVE (Instituto de Avaliação Educativa, I.P.), o organismo responsável pela avaliação externa em Portugal, os itens do exame serão sobretudo problemas sobre:

  • Representação diédrica de:
    – Entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença e/ou resultantes de intersecções.
    – Figuras planas ou sólidos geométricos.
    – Sombras de figuras planas ou de um sólido geométrico.
    – Uma secção de um sólido geométrico.
    – Intersecção de uma reta com um sólido geométrico.
  • Representação axonométrica de:
    – Uma forma tridimensional, resultante da justaposição de sólidos geométricos,
    em axonometria clinogonal ou ortogonal.

Isto significa que os exercícios do enunciado do exame de geometria descritiva A de 2024 vão servir para avaliar, acima de tudo, o desempenho dos examinados nesses blocos. Mas, como é que vão ser esses exercícios?

Os 5 exercícios do enunciado de exame

O exame de geometria descritiva terá 5 itens, ou, exercícios diferentes.

1.ª Fase do Exame Nacional de Geometria Descritiva A de 2023
1ª Fase do Exame Nacional de Geometria Descritiva A de 2023

À semelhança dos exames de geometria descritiva A de 2021 a 2023, haverá 2 itens (itens 1 e 2) cuja resposta  vai ser obrigatoriamente contabilizada para a classificação final. Dos restantes 3 itens (itens 3, 4 e 5), serão contabilizadas apenas as respostas dos dois nos quais se obtiver a melhor pontuação. Qual será a matéria que vai sair em cada um dos 5 exercícios?

Os exames anteriores, em especial as 8 provas que tivemos de 2021 a 2023, indicam que o conteúdo de cada um dos 5 itens será a seguinte:

Item 1.
Representação de entidades geométricas elementares (pontos, retas e planos) , condicionadas por relações de pertença e/ ou resultantes de interseções;

Item 2.
Representação de uma figura plana ou de um sólido geométrico (talvez com a sombra da figura plana ou do sólido geométrico);

Itens 3 e 4.
Representação da sombra de um sólido geométrico ou, de uma secção de um sólido geométrico ou, da interseção de uma reta com um sólido geométrico;

Item 5.
Representação axonométrica de uma forma tridimensional, resultante da justaposição de sólidos geométricos.

Para saberes melhor o que esperar deste exame de geometria descritiva, convidamos-te a ver o vídeo:

Play Video about Previsão dos 5 exercícios do exame nacional de geometria descritiva A de 2024

Os melhores exemplos do que vai ser o exame de geometria descritiva de 2024, são as provas do Exame Nacional de Geometria Descritiva A dos anos: 2021, 2022 e 2023.

Quando será realizado o exame de Geometria Descritiva deste ano?

As datas das diferentes fases do Exame de Geometria Descritiva A de 2024 são:

  • 1ª Fase – sexta-feira, 28 de junho às 9h30
  • 2ª Fase – terça-feira, 23 de julho às 9h30
  • Época Especial – (*)

*O calendário  da época especial é divulgado até à última semana de junho, realizando-se as provas e exames até à terceira semana de agosto.

Já que a chamada começa 15 minutos antes da prova começar, os examinados precisarão de estar presentes no estabelecimento de ensino com pelo menos 30 minutos de antecedência.

O que podemos levar para a prova de exame?

Instrumentos de desenho

Segundo a Informação-Prova 2024 para o Exame Nacional de Geometria Descritiva A, os examinados devem levar para a prova os seguintes instrumentos de desenho:

  • lapiseira ou lápis de grafite e apara-lápis;
  • borracha;
  • compasso;
  • esquadros geométricos ou réguas graduadas, esquadros (sendo um de 45º) e transferidor.

Será que podemos levar outros instrumentos de apoio ao desenho como: minas para lapiseira, uma régua de curva francesa ou uma régua de curva flexível? Sim. A lista acima descreve o que devemos levar, não o que podemos levar. Assim, é permitido ter estes últimos três objetos.

Contudo, não é permitido o uso de corretor.

É preciso levar folhas de desenho?

Não. As folhas de exame são fornecidas pelo estabelecimento de ensino (formato A3+ [48 cm×32 cm]).

Espécime da folha de exame de geometria descritiva A

As folhas de rascunho (formato A4) também são oferecidas pelo estabelecimento de ensino. São devidamente carimbadas e não são entregues juntamente com a folha de exame, já que não podem ser avaliadas. 

Outros objetos

Será necessário levar uma caneta esferográfica com tinta azul ou preta, para preencheres o cabeçalho da folha da prova.

Também podes levar uma garrafa de água para a secretária, desde que não tenha o rótulo. No entanto, lembra-te que livros, anotações e objetos eletrónicos, como computadores, telemóveis, smartphones, smartwatches, tablets, aparelhos de vídeo ou áudio e outros, são proibidos na sala da prova. Segundo o JNE (Júri Nacional de Exames), o não cumprimento dessas normas pode resultar em sanções disciplinares, inclusive na anulação da prova.

Documentos

Os examinados precisam de levar o seu Cartão de Cidadão atualizado ou Bilhete de Identidade, para poderem ser identificados.

Quanto tempo vai durar a prova de Geometria Descritiva A?

A prova do exame de geometria descritiva tem a duração de 150 minutos ou, por outras palavras, 2 horas e 30 minutos. Passado esse tempo, haverá mais uma tolerância de 30 minutos. Os alunos que optarem por beneficiar-se desse tempo extra, não poderão sair da sala antes que o mesmo termine (a não ser que haja apenas um aluno na sala da prova).

Como é que o exame é corrigido?

Para entendermos melhor, comecemos pela cotação de cada item:

Tabela das cotações do Exame Nacional de Geometria Descritiva A de 2023

Esta é a tabela que aparece na página n.º 4, a última página das folhas de enunciado do exame de geometria descritiva.
Nela, conseguimos ver que cada um dos quatro exercícios que forem avaliados no exame vai contar 50 pontos e que, juntos, totalizarão 200 pontos. Agora, vamos prestar atenção ao exemplo dos critérios de avaliação de um dos exercícios da 1ª Fase do exame nacional de 2023:

Os 50 pontos do exercício são subdivididos em 5 parâmetros: (A) Tradução gráfica dos dados – (B) Processo de resolução –  (C) Apresentação gráfica da solução –  (D) Observância das convenções gráficas usuais aplicáveis – (E) Rigor de execução e qualidade expressiva dos traçados.

Se quiseres saber o que é avaliado em cada parâmetro, podes abrir o documento dos Critérios de Classificação da 1ª Fase do Exame Nacional de Geometria Descritiva A de 2023.

No entanto, gostaríamos de chamar a atenção para alguns pormenores que te vão ajudar a perceber como o corretor vai avaliar a tua prova e, assim, a saberes como tirar alguns pontos extra! Nota que, nos critérios mostrados acima, o Processo de resolução (B) tem uma sequência de etapas. Trata-se de um exemplo. Isso significa que, num mesmo exercício, nós podemos usar processos de resolução diferentes. Sendo assim, como é que o exercício é avaliado? Desde que todo o problema tenha sido corretamente resolvido, a pontuação (exemplo: 30 pontos) é totalmente atribuída. No entanto, se houver erros, o corretor terá de subdividir de forma adequada o processo de resolução usado em etapas e classificá-las.

É comum perguntarmo-nos: “E se eu não tiver a solução certa, por causa de erros em alguns passos anteriores? Perco toda a cotação?” Não. Desde que o corretor perceba que o processo de resolução que escolheste contribui para a solução do exercício, cada passo correto é classificado, ainda que haja erros em passos anteriores ou até na tradução gráfica dos dados.

Agora que percebemos melhor como os exames vão ser avaliados, vamos concentrar-nos no que está ao nosso alcance hoje: prepararmo-nos para o exame de geometria descritiva.

Como podemos preparar-nos bem para este exame?

4 sugestões úteis

Seguir um bom plano de estudos

O plano de estudos irá orientar o nosso estudo até à data do Exame Nacional. Para ser benéfico, o plano de estudos tem de levar em conta:

  • A matéria que poderá sair no exame de geometria descritiva;
  • O tempo restante até ao dia da prova;
  • O nível de preparação do aluno e as suas limitações;
  • Os materiais de apoio e as ajudas disponíveis.

No vídeo a seguir damos algumas dicas que podem ajudar-te a organizar os blocos da matéria por ordem de prioridade até ao exame. Fazer isso vai garantir que consigas tirar a melhor nota possível dentro do tempo que resta.

Play Video about Estratégia de preparação para a prova do exame nacional de geometria descritiva A de 2024

Rever a matéria

Fazer uma revisão completa da matéria de 10.º Ano  e de 11.º Ano vai contribuir para:

  • Melhorar o nosso conhecimento de conceitos importantes;
  • Identificar áreas de fraqueza às quais dar mais atenção;

  • Aumentar a retenção de informações e a torná-las mais fáceis de lembrar durante o exame.

Para isso, podes usar a lista de revisão que preparámos para o Exame de Geometria Descritiva A de 2024. Ela tem os blocos principais do exame destacados e toda a matéria de 10.º e 11.º anos relacionada.

Sugerimos que 1) revejas os conceitos básicos de cada matéria, 2) tomes breves anotações que possas usar durante a tua preparação e, à medida que registas nas caixas de seleção o teu progresso, 3) identifiques as áreas em que precisas de melhorar.

Praticar

Praticar a resolução de exercícios é vital para melhorar o desempenho no exame: aumenta a compreensão dos assuntos e ajuda-nos a estar familiarizados com o formato dos exercícios. Dessa maneira, favorecerá a nossa eficiência em resolver os problemas do exame.

Para ter uma boa preparação antes do exame, vale a pena começar por 1) exercícios de cada matéria, passar para as 2) áreas de maior dificuldade e, depois, 3) resolver exercícios das provas modelo. Por fim, 4) resolver todas as provas dos exames nacionais de geometria descritiva A que houveram desde 2020, os da 1ª fase, 2ª fase e época especial.

Podes encontrar essas provas com resoluções passo-a-passo em vídeo na nossa página dos Exames Nacionais de Geometria Descritiva A.

Usar os recursos online

Os recursos online são convenientes, económicos e eficazes para quem se está a preparar para o Exame Nacional. Aqui, no site gdonline.pt, tens acesso a informação regularmente atualizada, e às últimas mudanças do ensino de geometria descritiva em Portugal.

A lista seguinte apresenta a matéria em que se baseia o Exame de Geometria Descritiva A de 2024, seccionada nos blocos principais prescritos na informação da prova. Podes usá-la em conjunto com a lista que disponibilizámos antes para fazer a revisão da matéria. Cada ligação leva a uma ampla variedade de recursos online gratuitos, incluindo vídeos explicativos e fichas de exercícios.

Representação diédrica

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença

Ponto pertencente a uma reta

Ponto pertencente a uma reta

Traços de uma reta nos planos de projeção

Traços de uma reta nos planos bissetores

Reta pertencente a num plano

Retas contidas num plano

Traços de um plano nos planos de projeção

Reta contida num plano definido pelos seus traços

Retas notáveis de um plano

Ponto pertencente a um plano

 

Interseções

Interseção de dois planos

Interseção de dois planos

Interseção de um plano com os planos bissetores

Interseção de uma reta com um plano

Interseção de uma reta com um plano – método geral

Interseção de três planos

 

Paralelismo e perpendicularidade

Paralelismo

Retas paralelas

Reta paralela a um plano

Reta paralela a dois planos

Perpendicularidade

Retas perpendiculares e retas ortogonais

Reta perpendicular a um plano

 

Figuras planas

Figuras planas I

Figuras planas situadas em planos horizontais ou frontais

Figuras planas situadas em planos de perfil

Figuras planas II

Figuras planas situadas em planos verticais

Figuras planas situadas em planos de topo

Figuras planas III

Figuras planas situadas em planos oblíquos

Figuras planas situadas em planos de rampa

Figuras planas situadas em planos passantes

 

Sólidos

Sólidos I

Pirâmides retas e oblíquos com base situada em planos: horizontal, frontal ou de perfil

Prismas retos e oblíquos com base situada em planos: horizontal, frontal ou de perfil

Cones de revolução e oblíquos com base situada em planos: horizontal, frontal ou de perfil

Cilindros de revolução e oblíquos com base situada em planos: horizontal, frontal ou de perfil

Sólidos II

Pirâmides e prismas retos com base situada em planos: vertical ou de topo

Sólidos III

Pirâmides e prismas retos com bases situadas em planos oblíquos

Pirâmides e prismas retos com bases situadas em planos de rampa

Pirâmides e prismas retos com bases situadas em planos passantes

 

Secções

Secções em poliedros com a base em qualquer tipo de plano, produzidas por planos: horizontal, frontal e de perfil

Secções em poliedros com base horizontal, frontal ou de perfil

Secções em pirâmides e prismas produzidas por planos: vertical e de topo

Secções em pirâmides e prismas produzidas por planos oblíquos

Secções em pirâmides e prismas produzidas por planos de rampa

Secções em cones de base circular produzidas por planos projetantes

Secções em cilindros de bases circulares produzidas por planos projetantes

 

Sombras

Sombra projetada de um segmento de reta

Sombra própria e projetada de uma figura plana

Polígono

Círculo

Sombra própria e projetada de um sólido

Pirâmides

Prismas

Cones

Cilindros

 

Interseção de retas com sólidos

Interseção de uma reta com sólidos de base situada em planos horizontais, frontais ou de perfil

Interseção de retas com pirâmides

Interseção de retas com prismas

Interseção de retas com cones

Interseção de retas com cilindros

Interseção de retas com esferas

Representação axonométrica

Axonometrias

Axonometrias ortogonais

Isometria

Dimetria

Trimetria

Axonometrias oblíquas ou clinogonais

Cavaleira

Planométrica ou militar

Conclusão

O exame de geometria descritiva deste ano vai durar de 2 horas e 30 minutos a 3 horas, mas até lá, vai ser importante usar o tempo da melhor forma possível e investir numa boa preparação. O explicador de Geometria Descritiva pode ser uma ajuda muito significativa, personalizada, com técnicas de estudo eficazes e uma visão mais clara, capaz de melhorar de forma considerável as chances de sucesso do aluno.

Para solicitar aulas de explicações particulares de preparação para o Exame Nacional de Geometria Descritiva A, preenche o nosso formulário de Pedido de explicações.

Gostarias de saber quais são os cursos do ensino superior em Portugal, que têm o Exame Nacional de Geometria Descritiva A como prova de ingresso?
Podes ver a lista completa na nossa página Geometria Descritiva!